quarta-feira, 29 de junho de 2011

Inchados

Numa das recentes ida à Praia das Avencas (Parede), eu e as pessoas com quem estava, deparámos com uma grande quantidade de homens inchados em resultado de esteróides anabolizantes em quantidade e de algum exercício físico, todos eles também depilados nas partes visíveis e de calção de Lycra, tipo boxers, muito tatuados, fazendo-se acompanhar de uma loura pintada, também ela por vezes bem tatuada.

Como a praia é muito pequena, principalmente quando a maré está cheia, a proximidade das pessoas é grande, sendo inevitável que se ouçam as conversas dos vizinhos do lado, ou que se reparem em certos gestos das pessoas, principalmente quando alguém nos desperta os sentidos, mesmo que não seja pelos melhores motivos.

Verificámos que estes senhores “inchados” tinham uma conversa completamente fútil, demonstravam pouca inteligência e o carinho com a sua namorada era pouco ou nenhum, mesmo quando ela lhe fazia carinhos (mostrava até alguns gestos bruscos), sendo que por vezes, estavam ali na praia horas sem falar (devia ser para não correrem o risco de dizerem mais barbaridades) e quanto a mim, pior que isto, julgavam-se mais espertos que os outros, vulgo, Xicos Espertos.

O que entre as pessoas presentes no meu grupo, todas elas de corpo mais ou menos cuidado, mas sem exageros, nos levaram a uma série de interrogações destes “inchados” e das namoradas:

  • Será que a “quanto maior o inchaço, maior é o atrofiamento do cérebro”?
  • Que espera uma mulher de um homem destes? Protecção relativamente aos outros? Qualquer dia um enxerto de pancada dele?
  • Será que só a imagem importa, mesmo sendo ocos?
  • Será ela também tão vazia e oca que estão bem um para o outro? (no caso, uma ou outra das supostas namoradas, demonstraram mais educação, inteligência e carinho que eles)

E a vocês?

9 comentários:

  1. eu apoio totalmente a primeira hipótese: quanto maior é o inchaço, maior é o atrofiamento do cérebro.

    ResponderEliminar
  2. Quando vejo esses homens acho sempre que se for lá com um alfinete eles ficam só com as peles ;) Mas sim, acho que tanto eles como elas são ocos e apenas se importam com aquela imagem, feia por sinal!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Pessoalmente, e tanto para homens como para mulheres, não gosto de corpos trabalhados ao exagero, seja por forma natural (exercício físico em demasia) ou artificial (esteróides e anabolizantes, como referes, ou cirurgias estéticas ao desbarato). Depois também tens os corpos “vitimas” de perturbações alimentares, nomeadamente a anorexia, que tanto surge no Verão,com a ânsia de caber no bikini, mas isso é outra questão, bem mais complexa(sem esquecer que a anorexia também ocorre no sexo masculino).

    Para além das interrogações que vos surgiram, acrescentaria as seguintes:

    - Quais os motivos que levam uma pessoa a ingerir substâncias que de natural pouco têm para o organismo?Culto da imagem mas a que preço?

    - Será o corpo o espelho da mente?

    - Será o corpo ou a imagem o único veiculo de realização (neste caso, realização pessoal, afirmação social, etc)?

    - Será que essas pessoas consideram que fazem um investimento desmesurado na sua imagem?

    E dando a minha opinião pessoal às interrogações que vos surgiram:

    - Será que “quanto maior o inchaço, maior é o atrofiamento do cérebro”?> Não necessariamente mas muitas vezes sim, é isso que acontece. No caso do “inchaço”,e para mim, haverá certamente algum tipo de descompensação que é “maquilhada”pelo investimento excessivo na imagem;

    -Que espera uma mulher de um homem destes? Protecção relativamente aos outros?Qualquer dia um enxerto de pancada dele? > Isto leva a uma outra série de questões mas vou resumir. Muitas vezes as mulheres, por insegurança, medo,falta de auto-estima, ficam em relações que de equilibradas nada têm. E, sim, é muito provável que, no auge de uma noite de álcool, por exemplo, ocorram actos de violência (doméstica) não declarados posteriormente…;

    -Será que só a imagem importa, mesmo sendo ocos? > Infelizmente sim, Pedro.Aliás, cada vez mais assistimos ao culto da imagem como passaporte para imensas coisas. A imagem interior é muitas vezes esquecida. E mesmo se a pessoa estiver “nua” por dentro, isto é, se não tiver quaisquer valores, um diálogo construtivo, uma mente sã, etc, mas se tiver uma imagem toda xpto(mesmo que gaste todo o seu vencimento ou passe fome), é isso que irá ser a “tábua de salvação”. No fundo, o que é que se passa com a sociedade em que vivemos?! Onde é que as pessoas têm a cabeça?;

    -Será ela também tão vazia e oca que estão bem um para o outro? (no caso, uma ou outra das supostas namoradas, demonstraram mais educação, inteligência e carinho que eles) > Esta pergunta vem na sequência da segunda questão. O facto da mulher investir num homem “oco” por dentro advém muitas vezes de alguma descompensação ou assunto mal resolvido. Mas também se pode daro caso da mulher, pura e simplesmente, se contentar com certas e determinadas realidades. Para mim isto tem uma designação: falta de amor próprio e falta de exigência.

    E,com isto tudo, acabei por me alongar!

    Beijo,
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro, excelente tema!! Tudo o que meta Psicologia pelo meio é muito interessante e dá sempre para debatermos as coisas de diferentes prismas. E como já tens aqui uma opinião da Sofia, que também é psicóloga, fica com duas opiniões de duas psicólogas! Não vou acrescentar nada ao que ela escreveu porque ela disse…tudo.
    Nunca gostei de homens “inchados”, cheios de músculos. Até mete impressão! Gosto de um homem cuidado. Mas mais do que isso, gosto de inteligência. E acho que a ideia de “imagem, imagem, imagem” é inimiga do bom senso. Sim, é atrofiante!
    E quanto às mulheres que se dão com estes homens, para além do que a Sofia referiu, acho que são mulheres que na sua infância tiveram pais (homens) brutos e austeros. É esse o modelo com que ficaram e que inconscientemente perpetuam na vida adulta.
    E agora uma coisa que não tem a ver com o teu texto – acho que fui bem influenciada para começar um blog, adivinha por quem (são 2 pessoas)!! Depois digo-te a “morada”, quero ter-te por lá, pode ser?
    Beijoca,
    Susana

    ResponderEliminar
  5. Susana,
    OK, manda a morada!!
    Só sei de uma influenciadora!!

    ResponderEliminar
  6. Não me atrai essa excessiva cultura da imagem artificial!E conversas de tolinhos e vazios de raciocinio não me cativam minimamente!

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que a sociedade cria estas ideias de corpos trabalhados ao exagero... quem gira num ambiente de ginásio depara-se com isso todos os dias.
    Triste ver que a cultura é deixada em segundo grau por culto a um corpo que mais dia menos dia se vai resentir do tanto que é agredido

    ResponderEliminar
  8. Olá Pedro, sem querer abusar gostava que escrevesses alguma coisa sobre um ponto que a Sofia frisou no comentário dela. Com o Verão chegam as perturbações alimentares e vemos na praia mulheres magrissimas, obcecadas pela imagem. Qual é a tua opinião sobre o porquê de haver mulheres que chegam a este estado?
    Acho que escreves muito bem e por isso faço a sugestão que te deixo e que espero que aceites!!
    Beijoca,
    Susana

    ResponderEliminar
  9. Pedro Bom, temos aqui um clássico exemplo de cabeça dura e, ou o Pedro remove este texto, ou então temos que assustar uma vez mais a nossa amiga. Sabe o que é que eu tenho aqui ao meu lado? A conversa que tive com a sua amiga esta tarde. Sim, gravei sim senhor. Que vozinha tão doce a da sua amiga. Até me comoveu. Deixe-me só por no play para lhe escrever uma parte da nossa boa conversa:
    "-Sofia, só mais uma coisinha, apague esse seu texto de apoio ao Pedro Bom que tem no seu blog
    - Deve estar a brincar comigo...
    - Não estou não, a Sofia é que está a querer brincar muito a sério
    - Olhe, eu não tenho o seu tempo para me dedicar a este fogo cruzado. E pela pessoa que está a acusar, fique sabendo, eu ponho as mãos no fogo.
    - Aaah, mas isso é tão bonito de se ver! Mas olhe que se pode vir a arrepender.
    - Desculpe, não tenho tempo para estas coisas, vou desligar a chamada, com licença"

    E foi assim que a sua amiguinha me tratou. Acha bem? Eu não acho. Ela merece mais sustinhos, não lhe parece?
    Que engraçado...ela por si põe as mãos no fogo. E o Pedro é capaz de fazer o mesmo ou está apenas preocupado em limpar a sua imagenzinha??
    Babs

    ResponderEliminar