segunda-feira, 21 de março de 2011

Louca Possessiva Persegue-me!!

Eu devo ter íman para loucas!!! Deve ser Karma meu!!

Passo a explicar resumidamente a história para que percebam!

Tenho uma amiga, a S, também ela blogger, que apresentou virtualmente uma outra, a R, seguidora também do blog, que falámos bastantes vezes no GTalk, mas por o seu discurso ser inconstante, disse à S, já que era grande amiga, que a R não estava bem, que o melhor era levá-la ao médico, desconfiava eu de uma bipolaridade. A S, como boa amiga, convenceu a R a ir ao médico, detectando-se efectivamente que era bipolar, contando-me mais tarde que no caminho esteve para puxar o travão de mão do carro da S em andamento (sabia que era mal).

A R, apesar de medicada, não está controlada e continuou os seus comportamentos inconstantes e de alternância estado de espírito. A R não está louca, tem noção/consciência do que faz!

Sou amigo pessoal da S, mas não conheço fisicamente a R. No entanto, a R, começou a ter atitudes possessivas comigo, (unicamente de falarmos no GTalk, mesmo quando não combinávamos nada) e começou a ser desagradável e a insinuar coisas que não são verdade (filmes feitos na sua cabeça, essencialmente de situações com tudo o que era rabo de saia , até com a S, fixação/psicose que só quero aventuras/sexo), acabando por a bloquear no GTalk.

Eis alguns exemplo:

”E tu deves ser o eterno insatisfeito não?? Para andar a pescar pessoas dia sim dia sim para experimentar se o sexo é ou não bom!! Mantém-te atento ao Face, vai sair daí um grupo que te vai servir como uma luvinha das boas!!
Kiss”

“A maioria do mulherio sabe o que tu queres com estes teus textinhos!!! Sempre à cuca de "gente boa", certo?? Traduz isto Peter”

Como não obteve reacção, tentativa seguinte, começou a mandar-me mensagens via Facebook, a insistir para a adicionar e coisas do género.

A R acha-se muito esperta, esquece-se que prefiro inteligentes, do tipo, se isto não funciona, vou tentar aquilo, se aquilo não funciona vou tentar um outro aquilo, etc., então tem feito das suas:

  • Mandou mensagens em anónimo pelo Blog (prova acima), a dizer que ia nascer um grupo mesmo adequado a mim, ou mensagens convidativas de índole sexual, na tentativa de captar a minha atenção.
  • Começou a mandar toques no telemóvel anónimo (alguns ás 4 da manhã e de forma insistente), que facilmente detectei que era ela, pois a informação fica registada, dizendo-lhe que é criminalmente punível e que deixou de o fazer.
  • Apesar de Eu não a ter adicionado no Facebook, adicionou/tentou adicionar todos os meus amigos (cerca de 70 pessoas), passando depois a tentar falar com eles ou a publicar mensagens no mural tentando insinuar por exemplo que era a vitima de um ser que só quer sexo, entre outras coisas difamatórias e tentando denegrir a minha imagem.
  • Felizmente algumas pessoas que realmente me conhecem e estão no meu Facebook, alertaram-me para esta situação que estava a ocorrer e/ou ainda, questionaram a R ou acabaram por perceber que estava completamente ressabiada e o seu discurso não batia certo e deixaram-na a falar sozinha.
  • Quando detectei esta situação do Facebook, acabei mesmo por a bloquear,apesar de não ser grande utilizador do facebook, tinha feito um comentário à Joana Amaral Dias que foi minha colega de colégio e imediatamente a R veio perseguir-me atacando-me e como que alertando a Joana com as suas difamações e injurias, que de imediato bloqueei.
  • A S, com receio de que lhe acontecesse o mesmo, pois também tinha adicionado/tentado adicionar os seus amigos, já a tinha também bloqueado no Facebook, deixando-lhe uma mensagem de que sentia vergonha do que se estava a passar e publicado e a dar como conselho que R tomasse rumo na sua vida.
  • A R, deve ter percebido que foi bloqueada e voltou agora ao ataque! Criou um novo email, queria falar comigo no Gtalk, aceitei e desconfiado, lá passei a seguir o rasto informático!! Bingo, era de novo a R com uma nova identidade!

Resumindo, o que pretendo com este relato?

  • Há realmente pessoas de quem somos amigos e queremos dar um novo rumo e/ou melhor à sua vida (eu e a S) e outras pessoas (ex: a R) revelam uma ingratidão total!
  • Há pessoas com maus instintos, que tentam devastar a nossa vida não olhando a meios, mesmo que não sejam verdadeiros e/ou legais.
  • Há pessoas que tem maus instintos, fazem barbaridades aos outros e querem que continuemos ali de sorriso nos lábios, não sabendo conviver com o desprezo que lhe damos, continuando com a sua espiral de maus (péssimos) actos. No fundo, esta é a pior forma de captarmos a atenção de outrém!!
  • Há pessoas que se esquecem que são criminalmente puníveis, apesar da sua bipolaridade, pois tem noção que estão a fazer mal.
  • Estas pessoas são umas frustradas, que se tornam possessivas e más com os outros e consigo próprias, não sabendo o que é o respeito pelos outros.
  • Realmente não podemos dizer que conhecemos uma pessoa a 100%, a S está surpreendidíssima.
  • Certas pessoas quanto mais se quer ajudar mas elas esticam a corda para verem até onde ela estica...

Que ganham estas pessoas com isto (já tinha vivido uma outra situação semelhante, embora bastante diferente em termos de convívio)?

Ou no caso, que ganha a R com isto?, sendo isto uma forma nua e crua de chamar a atenção, não deveria ela querer rodear-se de pessoas que desejam o bem dela? Mais problemas com processos penais? Inimizades? Distância dos outros?

Apenas um conselho, ninguém desvalorizar nenhum sinal de que algo poderá estar menos bem, seja consigo próprio ou com algum amigo. Ir ver o que se passa, procurar um parecer médico, mas nunca desvalorizar ou até afastar com receio, assim estaremos todos de consciência tranquila, mesmo que se ganhem alguns dissabores como ganhei!

Já agora Louquitas ou Loucas por completo, elejam outro pf, que este já teve/tem a sua cota parte!!

14 comentários:

  1. Pois... é por estas e por outras que... ;)

    Kiss

    ResponderEliminar
  2. afasta-te Pedro .... mantêm-te Tu , são ...

    beijito


    p.s eu sei que não és assim..

    ResponderEliminar
  3. Bem, não te podes queixar de monotonia...
    Espero que ela desista, e ainda bem que só a conheces virtualmente :)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Se dá vontade de rir, também dá vontade de chorar... Rapariga estranha! xD

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu confesso que já tive a minha cota parte de gente maluca :)

    Mas concordo com a docepecado, afasta-te Pedro...
    Além disso, se as coisas que ela te acusa fossem verdade, ela não tem nada com isso...
    A vida é tua e só a ti te diz respeito!

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Sorte a tua, hã...? Foge delas...! :)

    ResponderEliminar
  7. Tarefa dificil essa. Eu convivo com uma bipolar há bastantes anos, e pelo que a experiência me diz, esse é um caso em que a pessoa não quer admitir que tem a doença e tomar medicação para estabilizar é um problema, porque muito provavelmente vai-se recusar a isso.
    Um bipolar pode viver completamente estabilizado, há medicação específica para isso. O problema é o grau da doença e os ciclos, bem como o doente admitir o problema e aprender a controlá-lo.

    ResponderEliminar
  8. Eh lá...tu remete isso pra canto
    kissinho

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Situação delicada esta…os factos estão todos em cima da mesa ou, pelo menos, os factos com os quais fomos confrontados. Se por um lado existe uma amizade, por outro lado temos uma realidade que não está, ainda, controlada. A vontade de ajudar é muita mas a paciência e tolerância para certos comportamentos (quantos deles não são reprováveis?) começa a esgotar-se. Não digo virar as costas e fazer de conta que nada se passa. Acho que, no fundo, não seria capaz nem ficaria de bem comigo mesma. Mas, por outro lado, existem inúmeras pessoas que têm levado injustamente por tabela devido a “filmes” e cenários mirabolantes que, efectivamente, têm que parar. Nem que o plano medicamentoso seja revisto. Não sou psiquiatra e esta é a primeira vez que lido de perto com uma perturbação como esta. Mas sinto que algo mais tem que ser feito para dar um stop definitivo a esta espiral que desgasta quem de perto convive com a R.

    Gostaria de aproveitar também o facto do Pedro ter publicado este texto para dizer o seguinte:

    - Em primeiro lugar, este texto não é para rotular, ridicularizar ou discriminar quem quer que seja. Ilustra, isso sim, o facto de todos os nossos comportamentos terem consequências. Positivas ou negativas, conforme os nossos actos sejam, também eles, positivos ou negativos;
    - Ninguém está livre de se encontrar menos bem de saúde e as coisas não acontecem apenas aos outros. Por isso, o conselho que o Pedro aqui deixa de se consultar um médico quando achamos que algo não vai bem é um conselho que deve ser tido sempre em conta. Por muito que possa custar, é preferível procurar ajuda de quem sabe do que andarmos a “cozinhar” em silêncio doenças que podem condicionar e muito as nossas vidas. Segundo pude ler sobre a Bipolaridade, cerca de 15% dos doentes acabam por cometer suicídio. Esta percentagem não é pequena considerando que cerca de 1% da população sofre desta doença!;
    - A amizade, quando verdadeira, é para os momentos bons e menos bons. Contudo, nenhuma doença deverá servir como desculpa quando começa a pôr em causa a integridade e bom nome de outras pessoas. Daí o afastamento ser a resposta natural das pessoas. Novamente aqui acho que é fundamental que comportamentos inconstantes, incoerentes, incongruentes, difamatórios sejam comunicados ao médico que está a seguir a pessoa. Mais: que a pessoa reconheça que, efectivamente, está a agir mal e procure todas as formas possíveis para se corrigir. E, quando não existir essa consciência, que sejam os familiares/amigos próximos a comunicar mais estreitamente com o médico;
    - O ser humano é, por natureza, um ser social. E sendo um ser social o seu convívio com as demais pessoas acontecerá naturalmente face-a-face/presencialmente. Convenhamos ou não, depender exclusivamente da Internet como plataforma de comunicar com os outros não é um comportamento equilibrado e poderá ser sinal de que algo está menos bem. No caso da R, a apresentação pessoal não aconteceu porque as tentativas para que tal acontecesse nunca se concretizaram por iniciativa da R. Houve situações consecutivas de marca/desmarca que, efectivamente, acabaram por ditar muita descrença relativamente à palavra da R. Sublinho que este comportamento não era de todo característico da R antes da bipolaridade ser diagnosticada. Digamos que os familiares e amigos da R foram apanhados de surpresa com estas reviravoltas comportamentais e de atitude;
    - Podemos encontrar de tudo na Internet. Pessoalmente, o pouco que tenho encontrado não é nada por aí além. Felizmente, existem excepções. E mais do que excepções existem pessoas que, com o tempo e o convívio, revelam ser pessoas excepcionais. Por isso, Pedro, para ti um obrigada por seres o amigo que és, sempre e em qualquer circunstância.

    Desculpem este comentário-testamento mas há coisas que não podem (nem devem!) deixar de ser ditas/escritas.

    Beijinhos,

    Sofia

    ResponderEliminar
  10. Sinto-me muito mais sã depois de ler isto e não me identificar com nada! lol
    que karma homem... :S

    ResponderEliminar
  11. Eh, pá, vou já procurar um amigo novo no Face!

    ResponderEliminar
  12. Pfff...retiro o que disse.
    Cinco "Pedros Bons" na primeira página de procura e um "Pedro Bom Muito Bom" de cueca aos quadradinhos...Espero conseguir dormir hoje depois desta imagem.
    Bom fim de semana, ó tira sono!;)

    ResponderEliminar