terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vida profissional vs Vida familiar

Como sempre encarei e encaro todos os desafios com “unhas e dentes”, achei que a vida profissional e familiar nunca foram totalmente compatíveis na situação que tinha.

Assim, preferi primeiro conseguir estabilizar a nível profissional, para de seguida ter a familiar também de uma forma estável, pois quer queiramos, ou não, uma influi sobre a outra! Ou porque temos uma família e não temos dinheiro para a sustentar, ou porque queremos uma vida profissional de sucesso e não temos tempo para a família.

Agora que estou nos Trintas e olho para trás, sou um profissional de sucesso e com uma vida familiar inexistente e nem tão pouco com uma luzinha ao fundo do túnel para a vir a alcançar em breve e porquê? Porque agora, dentro dos meus parâmetros de avaliação, a “oferta” de mulheres disponíveis é diminuta, é aquela velha história, “é como os lugares de estacionamento, os bons estão ocupados!”

Provavelmente se tivesse actuado nas duas frentes (familiar e profissional), também estaria nesta altura separado/divorciado, pois eram alturas em que a vida profissional exigiu muito de mim, muito deslocado quer dentro, quer fora de Portugal e como eu também não acredito em amores ausentes, por isso nunca sequer aconteceu namorar nos últimos anos, mas claro que já namorei!

Decididamente, vivo tudo intensamente, sou do 8 ou 80 e não sei entrar para perder, embora isso tenha reflexos… neste caso, na vida familiar!

Agora o que me/vos pergunto é:

Mesmo por vezes o equilíbrio trabalho/família não sendo possível, preferiam a relação de família (mulher, tendo ou não filhos) sofrível e prejudicada?

42 comentários:

  1. As duas coisas não são incompatíveis. Só depende de quem as vive.
    E de qq forma, as escolhas ficam com cada um, tal como o resultante delas.

    ResponderEliminar
  2. Bluebluesky,
    Eu estava a falar num contexto extremamente absorvente e ausente por motivos profissionais. Não estou a falar de quem tem um emprego comum, com horário fixo e sempre no mm local de trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Eu percebi e volto a reiterar aquilo que disse. Tudo depende de quem vive as coisas. E daquilo que cada um escolhe como sendo mais ou menos importante na sua vida e em como conjuga todos os aspectos. E mais não digo :)

    ResponderEliminar
  4. Mesmo com as ausências acho que é possível conciliar, isto se o amor for verdadeiro... O que hoje em dia é cada vez mais raro!
    Em casa tenho um exemplo de que mesmo com ausências prolongadas o amor se manteve... E sobreviveu a todos os altos e baixos que a profissão do meu pai sempre exigiu!
    É caso para dizer que era bom que existissem amores como antigamente... (Tal como eu sempre sonhei!)
    ***

    ResponderEliminar
  5. O que é preciso é saber encontrar o equilíbrio. O trabalho não é tudo na vida e por isso não deve prejudicar os outros aspectos importantes da vida. Mas se sabias que a tua dedicação ao trabalho iria prejudicar uma possível relação, fizeste a opção correcta. Pelo menos não fizeste ninguém infeliz. E aindanão é tarde, com certeza, para encontrares um bom lugar para "estacionares" ;)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a bluebluesky e a sonhadora...Com força de vontade tudo se consegue.
    Seja conciliar trabalho/familia aqui como lá longe.
    Basta "ambos" quererem.

    Muáh *

    ResponderEliminar
  7. Também concordo com o que disseram a blue e a sonhadora, o problema é que hoje em dia as pessoas não estão para se esforçar assim tanto e desistem á primeira. logo nesses casos acaba por pela ausencia prejudicar e vice versa.

    ^^

    ResponderEliminar
  8. Tomaste a decisão que achaste melhor na altura e não vale a pena arrependimentos agora. Não existe uma resposta certa para essa tua questão. Tudo depende de cada pessoa, poderias ter encontrado alguém que te apoiaria e aceitasse as tuas ausências, como poderia ter sido o contrário.
    Agora é bola para frente e encontrares essa princesa com que sonhas.
    E não é verdade que todas que valem a pena estejam ocupadas. Se calhar é uma questão de olhares na direcção certa e não seres tão exigente, afinal, tu também não serás perfeito, não é?!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. É complicado, mas não é impossível conciliar depende das (2) pessoas e dos objectivos (comuns) que decidirem abraços. Conheço alguns casos de sucesso. Se o amor for realmente verdadeiro e houver espírito de "sacríficio", coisa que hoje em dia nem se faz ideia do que seja, consegue superar-se muitas dificuldades ...
    Boa sorte na tua cruzada, ainda vais a tempo :)

    ResponderEliminar
  10. Acho que as duas coisas dão para conjugar!!É preciso é encontrar a pessoa certa para ter um relacionamento, o que não é fácil!! kiss

    ResponderEliminar
  11. olá
    eu também acho que é possível, quando o amor é amor, tudo se supera, não há longe nem distância x)

    xoxo

    ResponderEliminar
  12. Blog interessante.
    Com a vida que as pessoas levam cada vez há menos tempo para dedicar à família. Se se casam, a probabilidade de ocorrer divórcio é enorme.
    Boa sorte para o teu futuro.

    ResponderEliminar
  13. Olá! Tropecei - literalmente falando - no teu blog e gostei da tua abertura.

    Achei deliciosa a descrição do objectivo do teu blog, pois "pretender entender a mente feminina" é uma "Missão Impossível"...Nós Mulheres, somos inexpugnáveis, e é no nosso comportamento paradoxal que reside a nossa beleza...falamos de uma maneira e agimos de outra exactamente oposta.

    Admiro a tua coragem e desejo-te os maiores sucessos na busca desse santo Graal que é o desvendar da natureza feminina.

    Beijos,

    Stargazer

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente com a Stiletto. Mesmo!!
    E nada tem a ver com o amor ser verdadeiro ou não para a relação dar certo mas sim se ambos estão na mesma sintonia de vida para aceitarem certos sacrifícios.
    Tudo acontece a seu tempo e se as tuas prioridades eram profissionais lutaste por elas. Isso não significa que perdeste o teu direito à felicidade, ao amor e à família ou que estás atrasado! Agora estás com os pés bem assentes no chão, estás preparado e sabes o que queres para a tua vida sentimental. Compreendo quando dizes que parece que a oferta ficou diminuida mas é um pensamento errado. Com certeza ela também está à tua procura e quando menos esperares aparece.

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelas simpáticas palavras. É verdade, o e-mail não é publico, senão seriam às resmas a fazer-se ao bife, lolol
    Gostei deste post e das questões por ti colocadas. No entanto, apesar de já estares nos trinta e tal, nunca é tarde demais para encontrares aquela que te completa.
    Vou dar-te o exemplo da minha madrasta: mulher muito profissional, sempre dedicada ao trabalho, ganhava bastante e tinha os luxos que queria. Mas, apesar de ir tendo algumas relações, chegou aos 38 anos solteira e sem filhos. Mas quando conheceu o meu pai...foi amor à primeira vista. Hoje, são casados e ela foi mãe, pela 1ª vez, aos 40.
    Muitas vezes, é preciso saber esperar...

    ResponderEliminar
  16. Eu prefiro alguém que sabe o que quer da vida.
    Se a pessoa acha que não dá conta dos dois recados da maneira que quer dar então há que ser honesto e não andar por aí a desdobrar-se, esgotar-se e viver na eterna insatisfação.
    Cada coisa a seu tempo e honestidade para consigo mesmo.

    ResponderEliminar
  17. Pedro, olha que isso de não haver mulheres jeitosas para compromisso... humm... não sei... Tenho ouvido muitas mulheres (boas moças, decentes) queixarem-se da falta de homens bons para compromisso.
    Atenção! Eu não sou boa para compromisso. Sou uma devassa!

    ResponderEliminar
  18. Eu gostava de acreditar que quando 2 pessoas se amam td é possivel e tal...mas acho que na vida real não é bem assim!!

    Axo que tives-te a atitude correcta!!!

    Quando menos repares já tas "estacionado" =)

    Bjito*

    ResponderEliminar
  19. Desculpa não responder à tua questão, mas prefiro antes dizer-te o seguinte: Se és o 8 e o 80 e não entras em nada para perder, manda-te de cabeça para a vida familiar e vais encontrar de certeza.:P

    ResponderEliminar
  20. Quero agradecer os comentarios que fizeste em relação ao meu blog.
    Em relação ao teu blog, gostei do que li... em relação ao entender as mulheres...confesso que não é tarefa fácil... elas sao bem complicadas e não trazem manual de instrução....

    Em relação a este post, eu sou da opinião que cada um tem o direito de fazer as suas proprias escolhas. E quando mete ausencias devido a situaçoes profissionais digo por experiencia própria que não é nada facil manter uma relação... mas também sou da opinião que quando há força de ambas as partes..tudo acaba por resultar...

    Beijos...

    ResponderEliminar
  21. Com um pouco de esforço e muito amor tudo se consegue :) Mas se consideraste que naquela altura não era possivel fizeste muito bem ao menos não foste inconsequente.Tarde? Acho que não é nada tarde.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  22. Essa teria de que as melhores estão ocupadas é muito relativa, porque ao fim e ao cabo é tudo uma questão de gosto ou de exigencia e vale para quando é dita por um homem ou por uma mulher. quanto à vida profissional vs a vida profissional eu desde já digo que não compreendo porque não conjugar ambas e de se ter de sacrificar uma em função da outra..mas tudo tem o seu tempo e enquanto há vida há esperança, é preciso é não desistir

    ResponderEliminar
  23. Cada um tem de fazer as suas escolhas... E as consequencias nem sempre sao previsiveis :)
    beijo*

    ResponderEliminar
  24. A minha resposta é : claro que não !

    As meninas que comentaram já disseram tudo :)

    ResponderEliminar
  25. Tudo depende das pessoas que vivem as situações. Hoje posso dizer que penso como tu. Já vivi um amor ausente, e se para mim, era doloroso a ausência dele, também conseguia viver com a mesma, porque sabia que um dia, ele voltava para ficar. O mesmo não se passou com ele, que voltou mesmo para ficar, mas na mesma semana foi ficar com outra com que falava pela net, e que vive a milhas de distância, nos Açores. Portanto agora, o que tiver que ser para mim, tem de ser por inteiro, não quero nada pela metade, ou é tudo, ou ás prestações só o crédito da casa.
    Não podemos é pensar na idade, temos de ir frente sem pensar nisso, ou corremos o risco de só encontrar para estacionar aqueles lugares mesmo á porta e com um desenho de uma cadeira de rodas... ( sem ofender quem deles tem de fazer uso)
    Eu também penso que nesta idade, os homens disponíveis, ou são gays( nada contra, são opções, mas deixam de estar na série dsiponivel), ou calões( não trabalham), ou completas bestas exploradoras de mulheres.
    Como vês, andamos mesmo todos a pensar o mesmo uns dos outros, se calhar erradamente.
    bjs

    ResponderEliminar
  26. Ufa...ate que enfim que cheguei ao final dos comentarios...;) Pedro confirma se ... que cena mais merdosa!!! ( confesso nao li o que escreves te é mt longo, agora tenho contactos interessante no msn para dar ap dedo) :D

    ResponderEliminar
  27. Pedro, sério, vai ler o meu blog e por favor tenta compreender-me, porque sinceramente, não me reconheço ( e juro mesmo e a sério que eu dantes, não era assim ).... lol

    ResponderEliminar
  28. DAss..isto para chegar ao final dos comentarios cansa!!!É so para te dizer que pareces uma gaja a falar/escrever...falas e falas e falas bla bla bla...ai homem...lol(é melhor nao publicares isto para bem da tua reputação):D

    ResponderEliminar
  29. Ao longo da nossa vida, estabelecemos objectivos. O teu foi, antes de qualquer outro, profissional. Agora que esse está controlado irás avançar para outro. Não posso dizer que estás errado, pois partilho o mesmo e não me arrependo nem vejo nada como perdido. Mas também, não sou o melhor exemplo pois nos meus planos nunca fizeram parte "rebentos"..

    ResponderEliminar
  30. Caro Pedro,
    Hoje em dia, mesmo quem não queira, é forçado a colocar a vida profissional em primeiro lugar. é quase uma imposição da sociedade em que vivemos. Todos nós queremos ter algo que se possa dar depois.
    O que esquecemos, infelizmente, é que as pessoas tambem envelhecem e nao falo de idade ou espirito mas de alma e acima de tudo mente.
    E na maioria dos casos não é a oferta que é escassa, somos nós que nos tornamos demasiados exigentes.
    Mas respondendo à questão: nao acredito que ninguem prefira uma vida a dois sofrida do que a possibilidade de contruir uma feliz.
    Mas tambem sei que existe quem prefira uma vida a dois infeliz do que a possibilidade de uma vida só...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. Olá Pedro!

    Gsotei imenso de ver que ainda existem homens com bons príncipios, e que não pensam só no aspecto físico e fútil de uma mulher que só pensa em se produzir e gastar os tostões que tem e os que não tem nas futilidades femininas.

    Acredito que vais ser muito feliz! O amor vai-te bater á porta e irás encontrar a mulher da tua vida, pois se és como pareces ser, muita gente anda á tua procura!

    Muitas felicidades para ti! Beijos

    ResponderEliminar
  32. Sofrida jamais!!!
    Penso k nada acontece por acaso se estiveres destinado a conhecer alguem irá acontecer;)
    Beijinho de lua*.*

    ResponderEliminar
  33. acho que ambas dão para conjugar perfeitamente qdo há amor!

    ResponderEliminar
  34. Amigo eu fui mãe cedo e como tal tive que me educar a dar lugar as duas coisas, a vida familiar e o meu percurso profissional. O percurso profissional começou a serio á pouco, a vida familiar como eu realmente queria, começou agora.
    É dificil, por vezes complicado, mas com garra e vontade é possivel ter as duas coisas.

    Mas compreendo-te... estou solteira e assim pretendo continuar, não porque quero, mas porque efectivamente é dificil encontrar um parceiro que me compreenda na totalidade e acima de tudo aceite como sou, com os defeitos que tenho.
    O facto de ter uma filha, tambem não ajuda, mas a verdade é que só quem souber lidar comigo e com toda a minha complexa vida, merecerá a minha consideração, apreço, companheirismos e amor.

    Enfim, a vida continua e eu sei que ainda vou ser feliz em pleno e com companhia.

    Quanto a ti amigo, espero que o mesmo aconteça... não desistas... ainda vais ser feliz e ter as duas vidas que ainda não conseguiste conjugar. ;)

    ResponderEliminar
  35. Aquela dos estacionamentos aplica-se tambem no sentido contrario, ok?
    Portanto, os bons já estao ocupados!
    Mas tambem ha mulheres que apostaram na vida profissional, e agora ja nem sabem como dar a volta face a ausencia da vida familiar. Valha-lhes o sentido de humor!!
    Obrigada pela visita ao meu blog! :)

    ResponderEliminar
  36. Bluebluesky,
    Para mim são as duas coisas importante, só que achei quer era difícil viver a familiar com a profissional como estava, mais difícil ainda, arranjar quem compactue com ela!!

    Sonhadora,
    Sim.. é raro e não apareceu!!
    Antigamente era diferente, as pessoas não eram tão egoístas (opinião mt própria).
    Concordo contigo… já não existem amores como antigamente… e também ainda sonho com isso, devemos estar na ilusão!!

    Stiletto,
    Sim, concordo, o difícil é encontrar esse equilíbrio/pessoa!!
    Sim, tento ser honesto comigo próprio e não entrar nas relações para desiludir!

    Palavra Já Perdida,
    Sim… concordo com todas, mas o difícil é arranjar alguém que também compreenda isso!!

    Pistaxa,
    É isso mesmo, as pessoas não estão para se esforçar e desistem…..

    Pepper,
    Sim, tomei em consciencia!!
    Adorei a tua resposta… acho que és a que está mais na minha linha de pensamento!
    Quanto às exigências… acho que não se devem baixar, talvez tolerar algumas (coisa que já sou habitualmente) e claro… não sou perfeito!!

    Nina,
    É isso tudo.. embora seja difícil encontrar!!

    Girl in the Clouds,
    É isso Girl, a pessoa certa!!

    Pinkk Candy,
    Bem regressada sejas!
    Concordo!!

    Aespumadosdias,
    Obrigado!!
    Sim, são riscos que corremos… só quem não casa não o corre!! 
    Não à menos tempo… as pessoas é que não lhe dedicam!!
    Obrigado e para o teu também!!

    Stargazer,
    Obrigado!! Sou sempre sincero e aberto!
    Pena ser uma missão impossível…Sim, acho que existe esse paradoxo e já o relatei aqui, dizem uma coisa e fazem outra!
    Obrigado!!

    Sílvia Maria,
    Estou sempre com os pés bem assentes, ideias bem definidas é o que existe por aqui!!

    Balada da minha Alma,
    :)
    Ainda bem que gostaste!
    A sorte dela foi o teu pai!! ;)


    eu...,
    Sempre soube o que queria/quero da vida!!
    Honesto também sou, comigo e com os outros, daí as opções tomadas!!

    Loulou de Lyon disse...
    Apresenta-mas!! :)
    Ás vezes as devassas também são boas. Eheheh

    Atena,
    É isso mesmo… nem sempre é assim!!
    Obrigado por compactuares comigo!!
    Quanto a estacionar… acho que está cada vez mais longe.

    ResponderEliminar
  37. Patrícia,
    Eu mando-me… mas é preciso com quem!!

    SunSea,
    De nada.
    É issmo mesmo… tanto que eu gostava do Manual de instruções!!

    *C*inderela,
    É preciso haver também quem se esforce… e sejam esforços mútuos!
    Inconsequente… tento nunca ser!

    Hierra,
    Sim, vale para o menino e menina. Nem sempre é fácil conjugar, pelo menos para todas as pessoas!!

    Coelha ,
    E eu fiz e acarreto as consequências!!

    pure freedom,
    :)

    blue eyes,
    Ainda bem que partilhas da minha visão.
    Eu gay não sou, calão muito menos… não fosse por uma situação profissional que estou a escrever o post, explorar as mulheres ou quem seja… muito menos!!
    Sim, acho que se nos “déssemos” muito mais, se estivéssemos muito mais disponíveis para ouvir e todos fossemos verdadeiros, seria muito melhor!!

    Elizabete,
    Continua as conversas interessantes no msn!! 

    Vera,
    Eu fui e parece-me que te entendo, infelizmente tu não me consegues perceber…

    Elizabete,
    Falo, mas não falo apenas!! 

    Síndrome dos Trinta,
    Sim, pelos vistos alguém que pensa/teve planos como eu… mesmo sem “rebentos”.

    Ophelia,
    Sim, também é verdade essa “obrigação”
    Eu prefiro a vida a 2 e feliz, sem dúvida, sempre rejeitei as outras!!

    Anónimo,
    Existem, podem ser raros (como as mulheres, na minha opinião).
    Eu não sei se vou ser feliz… não vejo ninguém mesmo à minha procura, aliás… acho mesmo que esta postura séria mete medo!!

    Segredo,
    Vamos ver é se estou destinado… ;)

    a girl *,
    De acordo… mas nem sempre existente a esse ponto!!

    Lisa,
    Como sabes admiro-te por muita coisa!!
    Espero que consigas tudo e desejo-te tudo de bom, assim como compreendo as tuas “frustações”!!
    Agradeço ainda os teus votos!!

    Sayuri,
    Sim, aplica-se!!
    Eu acho que sou bom, desculpem a modéstia… dos poucos livres!!
    Serás também uma das que apostou na vida profissional e não estás a saber dar a volta à vida familiar? Se calhar poderemos formar um clube!! ehehehe
    Sentido de humor é coisa que não me falta também!!
    Nada a agradecer!!

    ResponderEliminar
  38. ola Pedro

    pode ser que ainda vais encontrar alguma mal estacionada ahahaahaha

    beijocas

    ResponderEliminar
  39. Mais uma vez vou deixar um comentário :D Não acho incompatíveis de todos, mas temos de ter um grande jogo de cintura. Eu sou gestora de uma pequena empresa informática, e nem mesmo na licença de maternidade deixei de trabalhar. Se foi fácil? Não. Voltava a fazer ? Claro! Para estarmos de bem com a vida não podemos ser só mães (ou pais), ou bons profissionais. Acho que tem de haver de tudo um pouco. Eu adoro cada momento que passo com a minha filha, mas sinto-me muito mais realizada como mulher independente que trabalha do que como "stay at homem mom" (não me lembro do termo em português...estes neurónios!). Para ser uma boa mãe tenho de me sentir realizada como mulher e como profissional. Por isso, tento conciliar as duas coisas. Poderão dizer que nenhuma delas sai perfeita, mas quem consegue a perfeição?
    Espero um dia encontrar alguém que partilhe este meu ponto de vista e construir a família que tanto sonhei. Não faço disso o mote da minha vida, mas é um dos objectivos. Ter uma vida familiar estável e uma carreira profissional.

    ResponderEliminar
  40. Olá Pedro

    Como tu sabes, fala-te alguém que, não tendo feito propriamente uma escolha, constituiu uma família bem cedo na vida (1º filho aos 25 anos) e viu-se, aos 31 separada.
    Claro que não foi assim que imaginei a minha vida, mas... sou da opinião que temos de tentar aproveitar o intervalo que cá passamos.

    Separada aos 31 não significou morta, pelo que seria um pouco deprimente pensar que vou passar o resto da minha vida sem encontrar ninguém que preencha os meus requisitos e que esteja tão disposto como eu a partilhar, pelo menos, alguns momentos da sua vida comigo... Não é por ter 33 anos ou mesmo que fossem 40 que acho que isso não vai acontecer...
    Não estarias um pouco deprimido e/ou decepcionado quando escreveste este post, para nem veres uma luzinha ao fundo do túnel? Às vezes também penso nisso, na improbabilidade estatística de encontrar um homem fantástico, na minha faixa etária e livre... mas depois penso "poças, eu também sou uma gaja interessante (e modesta!) e estou aqui, têm de haver alguns equivalentes masculinos!"...

    ;-)

    ResponderEliminar
  41. Claro que não é por estar deprimido que poderia acontecer, mas felizmente não sou muito dessas coisas, é mesmo por olhar em volta e não ver nada que agrade (sou exigente, confesso...), mas mostrem-me vocês que são diferentes :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  42. Não leves a mal, se quiseres não publiques, é para o lado que deves dormir (e eu também) melhor, mas este post parece um anúncio num jornal: "procuro menina solteira para constituir família, agora que já sou um homem de sucesso" blablablablablabla....

    Agora a pergunta Mesmo por vezes o equilíbrio trabalho/família não sendo possível, preferiam a relação de família (mulher, tendo ou não filhos) sofrível e prejudicada?

    Claro que não. Nesses termos claro que não! Só se fosse alguma atrasada mental não?

    Gostei da comparação dos solteiros/casados com os lugares lol os melhores estão ocupados!!!! LOL isso é tão mau, pensar assim, que horror... em todo o caso estou ocupadíssima. I'm a good spot! lol

    ResponderEliminar