O verbo amar está na moda, ao contrario do sentimento.
É ouvi-las a dizer eu amo praia, eu amo chá, eu amo o meu namorado….
No entanto o verdadeiro sentimento de amor, principalmente com as pessoas onde está?
E as que dizem que amam a um dia e no seguinte mandam o gajo, a família, etc. às couves? Se calhar agora é que estão a ser honestas e verdadeiras, pois na realidade não amavam nada!!
Por vezes, além da falta de amor ao outro, ou a si próprio, nota-se ainda a falta de amizade ou carácter!
Outras, por vezes, querem ouvir a palavra amo-te ao fim de acabarem de se conhecerem e pedem para que se lhe diga isso. Mas desculpem lá… não será isso dizer a palavra de forma “coagida”? Eu já tive uma menina que se chateou comigo porque eu não lhe dizia isso, mas eu tenho os meus timings e não me deixo pressionar, preferindo ser honesto comigo e com ela!
Banalizou-se o “amo”, mas porque se vai dizer se não se sente? Ou querem que se diga se ainda n se sente?
Oh Pedro mas olha que não são só as mulheres a fazer isso!! Sejamos lá sinceros!!
ResponderEliminarUma mulher até se assusta (eu assusto-me) quando passado pouco tempo de existir algo ele vem com o "eu amo-te"...
"Oh faxavor"...
Acho que tens toda a razao...anda-se a banalizar a palavra amor e o sentimento em si, mas tanto do lado feminino como masculino!
Bom fim de semana :)
Pedro,
ResponderEliminaro amor tem várias nuances, vários prismas ... certamente, quando conhecemos uma pessoa podemos amá-la sob determinados aspectos ... E hoje podemos expressar esses sentimentos mais livremente que há tempos atrás .... Eu acho que isso que vc menciona não acontece somente com as mulheres, mas com ambos os sexos: estamos expressando mais o que nos passa pelos sentimentos ! é positivo, não?
O amor está nas pequenas coisas!! Essa parte dos namorados, de calhar usa-se menos!! Não será influenciado pelo inglês I Love....
ResponderEliminarPara mim... Honestidade acima de tudo. Mesmo que o "amo-te" só venha um ano depois... O importante é dizer o que se sente e não o que fica bem.
ResponderEliminarJust a thought... :)
Eu amo a minha família. Basta-me.
ResponderEliminarConcordo, considero que se banalizou a palavra "amo".
ResponderEliminarMas tudo depende do que se entede por isso, há quem dê um maior valor, há pessoas que nem por isso...
Beijos (adorei o teu cantinho)
Olha eu nunca disse amo-te...nem mesmo quando o sentia...mas fui parva, devia ter dito...n fosse esta mha dificuldade em expressar sentimentos...
ResponderEliminarEu não sou de o dizer assim de qualquer maneira, apenas o faço quando tenho certeza do meu amor por... e nessa altura faço-o de todas as formas menos na forma verbal. É uma incapacidade minha, não conseguir verbalizar o meu amor por alguém, a não ser que tenha muita certeza do amor da pessoa que está comigo, talvez por isso tenha levado com os pés por quem eu amava... talvez por isso tenho entrado em estado de choque quando a pessoa, saiu de junto de mim, e no dia a seguir estava a declarar publicamente o seu amor por outra que tinha conhecido nessa altura, e nem teve a decência de me mandar áquela parte primeiro... Talvez por isso, eu nesta altura sofra de uma incapcidade inata de me deixar seduzir, e seja uma cruela de ville com quem ousar sorrir para mim. Sinceramente não compreendo quem diz amo-te, como quem diz bom dia. Também é dificil compreender quem sente e não o diz, é certo, mas dize-lo assim como quem come um prato de sopa, não poder ser realmente sentido.
ResponderEliminareu devo ser das poucas que não banaliza essa palavra...digo poucas vezes só qdo é mm sentida!
ResponderEliminarConcordo totalmente que essa palavra se banalizou.
ResponderEliminarAssumo que a uso no meu vocabulário do dia a dia para distinguir coisas que gosto muito e aquelas que só gosto.
Apesar disso tenho muita dificuldade em dizer "amo-te", acho que quando se ama mesmo nem é preciso dizer nada ...
Dou muito mais valor a outras pequenas(grandes) coisas (a montes delas...)
E para mim é completamente descabido esperar que os outros o digam sem o sentirem.
Não o faço e espero que nunca o façam comigo.
Amar alguém é o melhor sentimento do mundo mas não basta querer... ou acontece...ou não.
:)
Realmente é uma palavra muito banalizada, tal como dizes, ama-se o batom, os sapatos, o sushi, os amigos do Facebook, etc, etc e chama-se amor a tudo e todos.
ResponderEliminarTive um namorado que passadas algumas semanas me disse "Amo-te". Eu não retribui porque não o sentia, mas passei a ser tão pressionada, que passados alguns dias tive que o dizer mesmo sem sentir... Arrependo-me muito...
ResponderEliminarBjo
Ora vejamos na minha vidinha apenas disse amo-te 3 vezes. A primeira custou a segunda mais ou menos a terceira e ultima foi quando me casei e aí sim tudo fazia sentido! Pensei na palavra amar aquando da assinatura dos papeis de div. mas achei que nao fazia o minimo sentido.
ResponderEliminarPara mim amar é palavra que sai com muita dificuldade da minha boca, Talvez porque o senti bem fundo e provei o doce e o amargo deste sentimento!
Hoje apenas amo verdadeiramente a minha familia, dizer alguém que o amo será muito dificil! Mas... quem sabe
Tita
Dizer apenas quando realmente se sente...
ResponderEliminarREALMENTE...
:)))
Tu também.. ou as mulheres são agressivas ou esbanjam amor...! :p
ResponderEliminarUma vez acabei um namoro porque o menino virou-se para mim e perguntou: Porquê que nunca me disseste "amo-te"... Chorei... Ele ficou a bater mal.. E eu pronto... Desde esse dia estive a pensar como acabar. Não foi com maldade... Mas estava a perder o tempo dos dois...
Ele fez-me "coisas más", mas era um homem que sei que a relação nunca iria cair em rotina, estava sempre a fazer-me surpresas e gostava mesmo muito de mim. Acho que foi por isso que chorei... Porque não consegui passar do gostar.
olá em primeiro obrigado pelos comentários ao meu blog! Estou em fase inicial todos os comentários e seguidores ao meu espaço são bem vindos! Realmente tens toda razão... As pessoas andam a vandalizar atenção digo mesmo vandalizar e não banalizar o termo amor ou amo!!!Essas cenas do eu amo chá café isto ou aquilo acho que foi alguma tia de cascais que teve a bela ideia de começar e la pegou moda.... desculpem meninas mas é mesmo assim! No que diz respeito as relações amorosas uma catastrofe, pois hoje em dia, por vezes passado 2 dias e ja amor e amo-te.... Eu tenho dificuldades em pronunciar estas palavra apenas umas 2 ou 3 pessoas pronunciei sem medo hora e sempre que apetecia!!!
ResponderEliminarBanalizam de tal maneira a palavra que perde o significado!
ResponderEliminarO problema é quando no nosso dicionário há palavras que ficaram descredibilizadas...
ResponderEliminarAmamos tudo? Desconhecia isso! Serio!
ResponderEliminarTana,
ResponderEliminarA ideia era exactamente essa que passas.
Também me assusta que logo no 1º dia digam amam, ou quando vejo só "amor" nos primeiros dias... não auguro bom futuro à relação.
Curiosa em Ação,
O amor é amor... se tem várias nuances e expressas os sentimentos... um dia expressas o teu sentimento de amor e no dia seguinte porque ele te faz algo que não gostas expressas o teu sentimento de ódio e o amor já acabou?
Pekenina,
Da minha parte, penso como tu!!
Vontade de,
Podemos amar mais alguém, que até pertence já ou poderá a vir a pertencer... à família!
Mary Jane,
Ainda bem que gostaste do cantinho!!
Sim, banalizou-se a palavra amo e para algumas pessoas (provavelmente as de baixa auto-estima) a palavra amo-te é muito importante!
SmS,
Eu só disse uma vez, só digo mesmo quando sinto. Não exteriorizo sentimentos... não sentidos!! Mas também quando é sentido, exteriorizo!!
blue eyes,
O amar não se exterioriza apenas por palavras, até pq dizeres amo e não teres acções consentâneas com isso...
agirlcallednanda,
Parabéns!!
pure freedom,
Tu própria banalizas no teu vocabulário... como descreves! :)
Mas também é verdade o que dizes, por vezes nem é preciso dizer, sente-se!!
Pepper,
Exactamente!
Guerreir@,
Nunca se deve dizer nada, mesmo que pressionados, eu pelo menos não me deixo pressionar!! ;)
Tita,
O amar, mesmo que tenho havido um divórcio ou outra separação, não quer dizer que se deixe de amar. Eu já tive um amor impossível... até a amava, mas era impossível e da parte dela notei que ela não tinha esse sentimento, mas apenas um sentimento interesseiro.
Parece-me que estás demasiadamente ferida (desculpa o juízo do que não conheço).
camaleoa,
Isso REALMENTE quando se sente!!
Pocahontas na Cidade,
Sim, gostar e amar é diferente e quando não se ama, mais vale acabar logo. O insucesso de muitas relações acho que é por isso mesmo, gosta-se mas não se ama, no meu caso, não me consigo enganar a mim próprio e acabo logo!!
Quanto ao serem agressivas e/ou esbanjarem amor... é mais uma paradoxo que descobri ehehehe
cat,
Nada a agradecer! :)
Adorei a expressão do VANDALIZAR :) era caso para dizer AMEI ehehehe mas acho que estás certa no que escreves!!
Carla,
Nem mais!!
isa,
Idem!!
Sílvia Maria,
Pelos vistos és a única a desconhecer!! :)
Girl in the Clouds,
ResponderEliminarPassei o teu sem comentar... mas não podia deixar de o fazer!!
Como já referi noutros comentários, nem só a palavra é importante, para mim as acções/gestos por mais pequenos que sejam, são mais importantes!!
Se calhar tenho-me cruzado com as pessoas certas e por isso não tinha conhecimento dessa banalização do amo-te.
ResponderEliminarSe calhar...
ResponderEliminarOu também poderás andar desatenta e não ouvir a expressão AMO para tudo, ou seres do contra, ou... :)
Vim agradecer a visita. Eu cá desconfio sempre quando me dizem "amo-te" muito cedo. As pessoas estão tão vazias de amor que pensam que podem encher-se de palavras de amor.
ResponderEliminaras pessoas querem muito amar... estão sedenta de amor, de amar, que as amem. como tal querem amar tudo muito! o que não quer dizer que sejam capazes de amar assim por toma lá aquela palha... até porque isso nem é possível, apesar de se tentar.
ResponderEliminarNão me considero uma pessoa desatenta, selectiva será mais adequado...do contra é que não sou mesmo!
ResponderEliminarContinuo a achar que tem mesmo a ver com as pessoas e os sítios que frequento.
Estou contigo, all the way.
ResponderEliminarHá duas coisas que nunca fiz numa relação: nunca disse "amo-te" e nunca trouxe um namorado a conhecer os meus pais.
E não é retrair nem esconder. É preservar e tentar fugir à banalização. A pessoa a quem eu disser "amo-te" vai saber que é a sério. A pessoa que eu trouxer a conhecer a minha família vai saber que é especial.
E faz-me confusão. Que se apresente o namorado ao fim de dois dias. Que se diga a alto e a bom som que se ama uma pessoa depois de uma noite. Respeito, mas faz-me confusão...
Pois eu morro de medo dessa palavra! No início de uma ainda-tentativa-de-relação-naquela-do-vai-não-vai, assim que a ouço, é coisa para me deixar com os nervos à flor da pele. Porque sei que quando uma pessoa o diz, fica à espera de uma resposta de volta... e essa palavra só sai da minha boca no dia que tiver a certezinha absoluta de que estou a sentir aquilo que digo! Sou um bicho estranho, eu sei! =)
ResponderEliminarO amo-te está banalizado.Amo as calças,amo a camisola,amo o telemóvel,digo que te amo só porque é bonito,está na moda e fica bem.É triste mas é assim que muitas pessoas pensam.
ResponderEliminar