sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Agressividade feminina - Parte 1

Tenho notado que as mulheres infelizmente andam com os seus índices de agressividade em alta.

Se por um lado tento compreender a mulher, por outro, não passo a vida a atacar as mulheres em geral sobre coisas que são useiras e vezeiras a repetir determinada coisa ou a rotulá-las. No entanto, se olharmos no nosso dia à dia ou até na blogosfera, não é difícil encontrarmos esses ataques:

  • Não levantamos o tampo da sanita.
  • São violentos.
  • Só pensamos em sexo.
  • Não fazemos nada em casa.
  • Etc.

Eu não é pretender-me armar em super homem bonzinho, mas sei bem o que sou, o que faço e não faço, uso sempre o bom senso e em geral não sou nada daquilo que o homem é rotulado, ou seja, a minha imagem apartir desses rótulos está deturpada.

Agora questiono tantas vezes, porque é que a mulher tem que fazer essas “guerras” com o homem?  Ou fazer-se de vítima? Não será muito mais lúcido e pratico ver outros lados positivos nossos (tipo tratar de carros ou tarefas pesadas, etc) do que estar sempre a acusar e a fomentar guerras? Não será melhor ver que não temos só defeitos, que também temos virtudes, que também as ajudamos, etc., etc.

Desculpem eu preferir a harmonia e ter este sentido prático… mas é que por alguns serem assim, ou no passado ser esse o estereótipo, não quer dizer que todos os homens actualmente o sejam!!

Não será mais prudente e até positivo dizer-nos como devemos actuar de uma forma sincera e directa? Estas lutas levam a algum lado? Porque não parar para pensar e em vez desta reacção agressiva serem mais moderadas e usarem do bom senso de que afinal vocês não são perfeitas, ninguém é… se calhar apenas não olham para si próprias!!

13 comentários:

  1. Lol
    Vejo a agressividade feminina de forma diferente, pelo menos como falei no meu blog.
    Mas, na situação caseira, ou melhor. de relacionamentos, sou muito a favor do diáologo e de relações pacíficas....

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a harmonia e o sentido prático que falas são o mais lógico e tento todos os dias ser assim.
    Confesso que já fui diferente mas a vida é fantástica e vai-nos ensinando o que é mais importante.
    Hoje dou valor a montes de outras coisas e não crio guerrinhas à toa.
    Aliás, não crio guerrinhas!
    Mas sabes, o que acho mesmo é que essa agressividade só acontece quando não se ama de verdade.
    Quando o amor é doce, partilhado, intenso etc etc essa agressividade desaparece e nós mulheres só queremos a tranquilidade que só o amor dá.


    Parabéns pelo post

    ResponderEliminar
  3. Na tua essência percebo-te e até concordo ctg. Mas temos que analisar uma pequenita coisa, nem sempre existem carros e trabalhos pesados para se fazer e as lides da casa existem diariamente. E a maioria dos homens não ajuda, nem sequer se preocupa com os bens que lhe estão directamente ligados, como roupa, calçado, comida preferidam, etc.
    Efectivamente nem todos são iguais e quero acreditar que cada vez mais esta mentalidade vai mudar.
    No entanto, não penses que nós não vemos a vossa parte positiva, porque vemos e até comentamos com as amigas, só que não vos dizemos :) vá-se lá entender as mulheres...

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei do "Parte-1", que virá aí mais...
    mas eu por acaso não tenho essas ideias dos homens... Mas é parecido...

    Mas gostei do lado positivo dos homens: tarefas pesadas e tratar de carros :)

    Uma mulher que não tenha carro não encontra nada positivo num homem, por exemplo!

    ResponderEliminar
  5. Estás a generalizar muito, nem todos os homens são assim e nem todas as mulheres são desse feitiozinho. De qualquer modo discordo contigo quanto à "agressividade", repara bem se não será mais um comportamento "passivo-agressivo" ;) bem mais problemático e que vos deixa à beira de um ataque de nervos :)

    ResponderEliminar
  6. Ahahahah....n vais conseguir entender...é típico da mulher...mmo q tente ir pela conversa...mesmo q tente dar mais valor às virtudes...é algo...só sendo mulher pah...ou gaja

    :P

    ResponderEliminar
  7. Girl in the Clouds,
    Eu sou sempre a favor do diálogo em qualquer situação e de pacificar.

    pure freedom,
    Claro que a harmonia e o sentido prático é sempre o que procuro em qualquer situação!
    Não falava apenas de quando é numa situação amorosa, mas em geral quando nos dirigimos a qualquer mulher e a reacção de uma grande parte delas.
    Obrigado (pelso parabéns)

    Patrícia,
    Ainda bem que estamos de acordo e no geral dos meus posts há muita gente no feminino que concorda, sinal que as minhas observações são pertinentes!
    Eu sou de assumir tudo, o bom e menos bom, acho que vocês deviam fazer o mesmo!

    Pocahontas na Cidade,
    Já tens a parte 2 :)
    Eu deu exemplos de lados positivos e da minha parte, tanto faço as tarefas pesadas como as menos pesadas, sou polivalente (em geral), claro que há coisas que detesto fazer!!

    Tulaunia,
    Sim, generalizei, aliás, não faço outra coisa neste Blog!! :)
    Claro que nem todos os homens e mulheres são assim.
    Não concordo contigo quanto à passividade, aliás, devido à generalização do tema, podes pensar que é por alguma passividade, mas não era nessas situações que falava, aliás, até compreenderia a agressividade. Eu só posso falar de mim, sou de acção e é por algumas dessas acções que vem a agressividade ou mesmo... já estar em guerra como estado normal, antes de qualquer acto ou atitude.

    SmS,
    Estás a dizer que a agressividade é tipica da mulher? É por isso que não vos vou entender?

    ResponderEliminar
  8. Eu como mulher entendo que seja complicado para os homens em geral entender diversas atitudes que as mulheres têm para com os homens, que vocês (homens) acham injustas. E já te perguntas-te que será exactamente isso que nós sentimos quando temos de pedir continuamente a vossa ajuda para arrumar a roupa lavada por exemplo. E uns dizem: "já vou" (passa meia hora, nós voltamos e eles repetem, já ouvi, daqui a pouco já vou) é claro que isto cansa qualquer um. Ou temos também os que dizem: "hoje estou cansado amanha trato disso" (do amanhã passa para depois e depois até que lá vai a mulher e arruma). E assim sucessivamente. Eu também acredito que existem excepções há regra, mas a verdade é que hoje em dia até uma mulher já faz coisas que vocês dizem serem pesadas e os homens (alguns) fazem cada vez menos.
    Vou-te dar um exemplo, eu sei perfeitamente mudar um interrupor ou uma ficha electrica. Pendurar um candeeiro, montar um guarda fato, etc. E como é lógico, também sei lavar, passar e limpar o que for preciso em casa. E apesar de por vezes não me apetecer nada a realidade é que se não o fizer ninguém o faz por mim. Aí é que reside a nossa diferença, daí a mulher de estar tão cansada estar constantemente a "chatear o juízo". Porque nós mulheres sentimo-nos injustiçadas.

    ResponderEliminar
  9. Entendo o teu lado, estereótipos nunca fizeram bem a ninguém, mas por outro lado... o teu blog, ele próprio não acaba por ser um estereótipo da mulher? quem entra aqui e lê "perceber a mulher", essas 3 palavras activam automaticamente o estereótipo feminino: somos confusas, complicadas e impossíveis de entender. nem todas somos assim. como nem todos os homens deixam o tampo da sanita levantado e não pensam só em sexo.

    a história tem sempre duas versões.

    ResponderEliminar
  10. Eu também era assim...

    Depois quando não temos nada, nem ninguém para refilar é reparamos que dava jeito ter alguém para levar o carro à oficina, encher os pneus...


    Bem, mas não vou me dar em lamechas apenas, não custa nada levantar a tampa da sanita já que vocês não conseguem acertar num buraco tão grande (nem sei como conseguem acertar num tão pequenino, heheeh) e sujam akilo tudo!

    ResponderEliminar
  11. Cada caso é um caso!
    Conheço casais que têm uma dinâmica muito boa e entreajudam-se em tudo o que podem, mas também conheço casais em que o homem continua com a mentalidade tacanha de que não deve mexer uma palha no que toca a tarefas domésticas, por exemplo, mesmo que veja a mulher a chegar a casa estourada mas ainda obrigada a preparar o jantar. A sociedade evoluiu e a mulher passou a ter um papel activo no mercado de trabalho pelo que já não é dona-de-casa a tempo inteiro e necessita do apoio do homem para organizar uma casa. Se esse apoio não chega é normal haver uma certa revolta por parte da mulher e até uma menor paciência e tolerância.
    Mas continuo a afirmar que cada caso é um caso e nada como o diálogo e o respeito pelo outro para evitar confrontos.

    ResponderEliminar
  12. Generalizações sim, mas este post é ridiculamente agressivo, para quem se queixa de agressividade; ridiculamente sexista para quem se queixa que as mulheres são sexistas; ridiculamente obsoleto para quem se diz tão moderno. Tarefas pesadas? Carros? Mas alguma mulher precisa de tirar um curso superior para saber tratar do carro??? Tarefas pesadas? Com dinheiro no bolso?

    Good grief... deixa ler a parte II...

    ResponderEliminar