quinta-feira, 21 de abril de 2011

Opostos vs Semelhantes

Opostos

Há uma velha máxima de que “os opostos atraem-se”, da qual eu só em raras excepções estou de acordo, brincando que oposto… Só o sexo!

Senão vejamos, é certo que numa relação as pessoas tem que se complementar, mas se realmente forem muito diferentes, realmente podem ser tão dispares ao ponto de serem opostos e não vejo atracção nenhuma nisso, aliás, vejo pessoas desligadas.

Por vezes estou numa esplanada, num restaurante, etc. e não há qualquer diálogo, as pessoas estão apenas a contemplar “a paisagem” ou com conversas mínimas e de circunstancia, parece que daquele momento urge apenas que o tempo passe.

A mim parece-me, que quando alguém está “à procura” de um parceiro(a), espera encontrar as mesmas características/idênticas do que as suas – mesmo assim, as pessoas dizem estar procurando por alguém diferente.

Este diferente, não me parece que seja um “oposto”, ou seja, as pessoas tem em geral que gostar das mesmas coisas. Imaginem não gostar de frequentar os mesmos locais, o mesmo tipo de alimentação, o mesmo género de amigos, os mesmos gostos sexuais, os mesmos objectivos de vida, uma conversa em sintonia, etc.

É claro que esta abordagem que estou a ter, é mais racional, mas eu sou mesmo mais racional que emotivo, se calhar evito(antecipo) aquilo que ao inicio pode ser muito giro porque realmente essa pessoa até é muito engraçada (por exemplo fisicamente), mas que passado pouco tempo não nos identificamos em nada com ela.

Olhando ainda de outro prisma mais radical/extremista e sem querer ser elitista ou discriminador, por mais respeito e honra das duas profissões que vou falar, imaginemos o seguinte:

Ele o CEO de uma grande empresa, ela uma bonita mulher, empregada de limpeza. Grande atracção física. Ele é pós graduado pelas mais prestigiadas Universidades, Ela tem o 9º ano efectuado com dificuldade na escola mais perto. Ele lê a Visão e a Focus, Ela a Maria e a TV 7 Dias. Ele tem a pressão dos mercados financeiros e dos accionistas, ela tem a pressão do(a) chefe para que tudo esteja bem limpo no mais curto espaço de tempo. Ele está habituado a ir a todo o lado porque tem poder de compra, Ela nunca saiu mais de 10km à volta do seu bairro.

Começam um relacionamento, de que vão falar? Será que algum entende os problemas do dia a dia um do outro? será que tem conversas em sintonia? Sinceramente não me parece!!

Da minha parte me confesso, gosto de me dar com semelhantes, seja no aspecto socio-economico, cultural, politico, psicológico!!

7 comentários:

  1. Dai tanto se dizer por aí..."não se ama alguém que não ouve a mesma canção"

    :)

    ResponderEliminar
  2. Pertinente esse lado racional. Porém, no AMOR/PAIXÃO nem sempre o racional impera e é aí que a porca/o torce o rabo!... ah pois é... nem sempre as coisas saem como queremos, imaginamos e tudo mais! Nem sempre gostamos de quem gostariamos e assim por aí fora... por isso meu caro, neste tema acho que é uma questão de "sorte" e que de preferência esteja em sntonia connosco! :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Gosto imenso destes temas, ficaria horas a conversar sobre isto! Há quem diga que os opostos se atraem. Eu discordo. Sou da opinião que tendemos a gostar de pessoas com as quais nos identificamos em termos de personalidade, gostos, projectos de vida. Pessoas com as quais consigamos estabelecer uma espécie de “linguagem” comum de entendimento e partilha. Em suma, aquele “click” de sintonia, que se sente, que se traduz nas conversas e nas acções.

    Penso que a satisfação nos relacionamentos tem mais a ver com a diminuição das diferenças entre duas pessoas e não com a lógica contrária, de que os opostos se atraem. Não digo que isto seja impossível mas com o tempo haverá certamente um desgaste na relação precisamente porque as afinidades são tão ínfimas. Isto se essas relações entre opostos conseguirem perdurar no tempo...É que os pólos atraem-se, sim, mas apenas nos pólos magnéticos, lol!

    Beijinho e uma Páscoa feliz :)

    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Prefiro mais a máxima "semelhante atrai semelhante".

    Julgo que a atracção dos oposto com o decorrer da convivência acaba por ir parar numa luta para ver quem consegue 'dobrar' o outro, entrando-se num processo de "Eu sou o alfa da relação", "Não és não. O alfa sou eu" e este pequeno nada acaba por ser ampliado até levar à destruição (da relação e de cada um dos seus elementos).

    ResponderEliminar
  5. Era capaz de ficar horas a debater este assunto com a Sofia... eheheh... até porque discordo delas.
    As diferenças são fundamentais, ainda que haja um pequeno conjunto de coisas sobre as quais as pessoas têm de estar em sintonia, o que não tem nada a ver com serem iguais... a ver se me explico:
    As diferenças sociais, educacionais, de nível escolar, de região... são as mais vulgares e as mais frequentes, e se queres que te diga o exemplo de casal que deste existe com muito mais frequência do que possas imaginar, e são geralmente os que duram muitos anos... os homens gostam de manter um certo ascendente sobre as mulheres, e hoje em dia muitas vezes a única forma de o manterem é casando com alguém de condição social e económica abaixo da deles... ;)
    As pessoas devem ser diferentes mas compatíveis... quanto ao gostar de comidas diferentes, nada como abrir horizontes! ;-)

    Ah e mais! Duas pessoas muito parecidas têm tendência para "andar às turras", ou para ser um casal muito monótono e amorfo...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Pois eu tb concordo nada como semelhantes mas de ideias proprias!

    Beijinho de lua*.*

    ResponderEliminar
  7. Há muito boa gente, inteligente e carismática, com sede de conhecimento que não tem sequer a escolaridade obrigatória. Se eu prefiro semelhantes, também. Mas é raro encontrar. Uma vez as minhas amigas obrigaram-me a fazer uma lista das qualidades que quereria num homem. Quase tudo o que pus lá nunca encontrei e não deixei de ser feliz :)

    ResponderEliminar